sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DISCIPLINA SEMPRE!


Quando resolvi criar o Blog "policia consciente" meu compadre me procurou e disse:
- Tu vais escrever sobre polícia?
E me aconselhou:
- Escreve sobre culinária, futebol, concurso de miss, sei lá. Podes escrever o que quiseres. Escolhe outro assunto. 
Eu entendi as razões dele, e acho que vocês também, mas a Polícia e o Direito são os dois assuntos que mais gosto hoje em dia.
A intenção sempre foi aliar no blog os fatos que cercam a nossa Instituição com a legislação vigente, fazendo uma relação entre direitos e deveres.
O Direito nos cerca, e como administração somos seus fieis súditos, o blog mostra o que existe na legislação e a correlação com os fatos atuais que envolvem a Polícia Militar, tanto no Pará como no Brasil.
Quem leu o blog sabe que não há menção a pessoas ou ofensas a que quer que seja.
Entretanto o Direito sempre aponta pra mais de um caminho, quem tem que tomar decisões que influenciam na vida de pessoas ou na administração tem que estar alerta.
Penso que na maioria das vezes os caminhos foram apontados na direção certa.
Não existe fonte da verdade no Direito, apenas argumentações boas e outras ruins, e cabe a quem recebe a informação interpretar de acordo com a sua necessidade e conveniência, mas sempre alerta para os risco da decisão.
Este blog não aponta o que está certo ou errado dentro da Polícia Militar, aponta o fato e o direito ligado a ele.
Muitas vezes utilizando a forma de parecer, mas sem apontar o direito certo.
A intenção sempre foi contribuir, fortalecer a Corporação. Mostrar que sabemos o que temos e o que podemos.
Hoje um superior me surpreendeu, quando numa demonstração de amizade, me abriu os olhos para como eu estava sendo ingênuo, e como alguns companheiros, não entendo a real intenção das idéias apresentadas no blog, começavam a me rotular de indisciplinado e arrogante.
O blog nunca mencionou pessoas, nunca atribuiu adjetivos ruins a ninguém. Como disse, só mostra o Direito que está previsto e apontar as consequências vislumbradas, que não são as únicas tenho certeza.
Continuo a disposição de Comandantes e comandados que queriam minha humilde opinião. 
Por ora vou dar uma pausa e refletir como esse rótulo vai afetar minha carreira.
Ao meu compadre eu digo que talvez ele tenha razão, mas que acredito na intelectualização dos nossos companheiros.         

Nenhum comentário: