domingo, 5 de dezembro de 2010

"CORONEL DE RUA" Vs. "CORONEL DE GABINETE"

Tendo em vista a iminente troca de comando da Corporação, a mídia cunhou  as expressões "Coronel de Rua" e Coronel de Gabinete" para diferenciar os Oficiais do último posto, todos enaltecem aqueles em detrimento destes.
No Diário do para de hoje, no caderno "Reporter Diário": "Guerra de dossies na PM para descredenciar nomes cotados para chefiar a corporação. A tropa costumar apoiar coronel egresso de batalhão, com folha no interior e visão das deficiencias do dia a dia. Aí colide com os chamados coronéis de gabinete"
No semanal da RBA sobre a ROTAM, o seu ancora também veio com essa de que existem Oficiais de gabinete e de rua na PMPA.
Em primeiro lugar não existe função de "rua" para Coronel na PMPA, os Coronéis estão no status de gestores, não podendo se confundir com a função dita "operacional".
A carreira é uma escada, aquele que hoje encontra-se na função de gestor já  deu sua cota parte na operacionalidade, já passou seus carnavais, veraneios, jogos de futebol, natal, dia das mães, dia de finados, etc trabalhando. Agora a vez é de quem tá chegando. è um ciclo. É necessaria essa experiência para poder administrar.
Mas não quer dizer que não tenha funções operacionais a desempenhar. Mas o nível é outro.
Outro erro é achar que o "operacional" vive sem o de "gabinete". Como os senhores acham que o combustível vai para no tanque das viaturas? Como as refeições vão para no prato dos policiais de serviço? 
A única certeza para aqueles que se julgam "somente Oficial de rua é que , não se preocupem, ALGUEM ESTÁ NOS SEU QUARTEL, COMANDANDO NO SEU LUGAR.  

5 comentários:

Carlos Melo disse...

Exato! Não quer dizer que, quem foi um bom guerreiro, definitivamente será um bom comandante!

Anônimo disse...

Caro blogger,
A responsabilidade pela situação é do próprio Comando que permite, não modera e não cria mecanismos, ou melhor, não cria mecanismos para que todos contribuam com o trabalho. A assessoria de imprensa ou de comunicação como queiram chamar, não possui autonomia, logo a mídia atua da maneira que lhe convém e isso agrada a tropa que vê em 06 duzia, nem sei se chega a tanto como o verdadeiros policiais "bons de serviço"! Ora! Todos são bons de serviço. Ocorre sim alguns interesses na condução de tropas, observando em alguns momentos, (TV), uma confusão no comando de uma operação. Todos dão entrevistas, todos comandam, fala-se tudo durante abordagens. Vulgariza-se o aparato policial militar com o próposito puro e simples de promoção de A ou de B como "THE BEST OF POLICE", em uma empreitada bem intencionada mas sem critérios de elevar o bom nome da nstituição. Conceitos precisam urgente serem revistos sob pena de sermos mais uma vez desacreditados. Lembrem-se do extinto PATAM. Somos bons, se bem organizados! Do contrário, qualquer dia desses, Alguém será responsabilizado civil, penal e adminsitrativamente por permitir que repórteres e cinegrafistasa cheguem tão perto de suspeitos no momento de uma abordagem. Tomem cuidado. Ainda há tempo.

Anônimo disse...

Ainda se observa alguns jornalistas que demonstram ter vontade de ser agente de segurança. Acreditam serem conhecedores das técnicas, termos e costumes da caserna. O assunto POLÍCIA rende bons dividendos a poucos. Odiada por uns, amadadas por outros, reconhecidas por poucos, boa ou ruim, a atividade ainda atrai muita gente que direta ou indiretamente se beneficia da briosa.

Anônimo disse...

Me responda então porque o Praça mesmo chegando a graduação de 1º sgt ou Sub-Ten, com mais de vinte anos de corporação, ainda fica na rua, na operacionalidade tirando diversos serviços:Nata, Reveilow,Jogos,Po,etc.
Hj na Pm convencionou-se que os Oficiais combatenyes qnd chegam a CAP não mais vão pra rua e sim ficam em seções, tirando vagas dos Oficiais QOA.
Por isso o praça morre praça e dificilmente chega a ser QOA.
O sr. não concorda?

Polícia Consciente disse...

Não existem pessoas melhores que outras, as vezes, o que faz a pessoa ser Coronel e não um Soldado é oportunidade que a vida mostrou. Mas não podemos comparar a responsabilidade de um Coronel com a de um Soldado, quem foi lascado com o episódio de Eldorado?