sábado, 17 de setembro de 2011

MELHOR COMENTÁRIO A CERCA DA DIVISÃO DO PARÁ

Esse anônimo deu a melhor definição da insatisfação que gerou esse sentimento separatista do estado do Pará.
"O povo da região Oeste do Estado, apesar de não concordar, respeita a opinião de todos paraenses contrários da divisão do Estado do Pará. Se eu morasse em Belém num bom apartamento, tivesse acesso a bons hospitais, boas escolas e faculdades, usasse água tratada e meu carro andasse sobre asfalto, pudesse assistir filmes em cinemas, comprar e curtir em shoping, frequentar praias, etc.. votaria, com certeza, para que minhas mordomias continuassem. Votaria não a divisão e continuaria vindo ao Oeste apenas vender meu cacau ou meus bois. Acontece que aqui não temos nada disso. Somos esquecidos por aqueles que querem o Pará unido, para beneficios deles. Saúde, educação, segurança, água encanada, esgoto, pavimentação, vicinais trafegáveis, lazer, qualidade de vida e apoio aos agricultores são sonhos distantes. Para se ter uma idéia, a ex-governadora Ana Júlia nunca visitou nossa cidade. Os investimentos públicos em nossa região são praticamente zero. O Estado do Pará só nos manda migalhas, quando manda. Se não fosse algum apoio do governo federal, não teriamos nada. Se o legítimo paraense visitasse nossa região, com a família, votaria sim para divisão ao presenciar tamanho abandono e descaso que vivemos. Se a divisão vai melhorar nossa região, não sei. Mas, com certeza, vamos trabalhar muito para termos dias melhores e construirmos um grande estado."
Questão interessante, a cerca do discurso das frentes de defesa à não divisão, é que só se fala em NÃO PERDER..., NÃO ENTREGAR..., NÃO DEIXAR LEVAR..., onde deveria ser VAMOS INTEGRAR..., VAMOS DESENVOLVER..., VAMOS CRESCER.
Fica nítido que a preocupação é continuar sustentando o padrão de vida da "capital" com as riquezas do "interior".
A face mais clara dessa intenção é que os "caciques" das frentes contra a divisão e as "celebridades" que emprestam suas imagens para a campanha NÃO SÃO DA REGIÃO SEPARATISTA.
Será que queremos um estado melhor ou apenas não perder a nossa mordomia?

Um comentário:

Rosicleide Pacheco disse...

PORQUE DIZER "NÃO" A DIVISÃO DO "PARÁ"?

Para quem não sabe o PARÁ sempre foi um ESTADO imenso, rico, hospitaleiro, humanitário e que deixou ao longo do tempo muitos PARAENSES desempregados e famílias inteiras passando necessidades, para empregar cidadãos que vêm de diversas partes do BRASIL e do MUNDO para morar e usufruir do que é "NOSSO" e se em diversas cidades e municípios do PARÁ estão abandonados a culpa "NÃO É DOS PARAENSES" e sim de "DIVERSOS POLÍTICOS" que HOJE estão lutando pela divisão do PARÁ, para terem a possibilidade de mais um cargo político público enriquecedor, pois com a "DIVISÃO DO PARÁ" só quem tem a ganhar são ''ELES", novos políticos e os cidadãos que vêm de outras cidades do BRASIL(nordeste, sudeste, centro-oeste, sudoeste e mais precisamente do SUL) e do mundo inteiro, pessoas as quais nós acolhemos, demos terra para morar, plantar, trabalhar... depois de perderem suas casas, terras, perspectivas de vida, famílias etc...e que agora se unem muito MALICIOSAMENTE para ''ROUBAREM LEGALMENTE" E PIOR C/ O APOIO (VOTO) DE PESSOAS INGÊNUAS QUE NEM TÊM NOÇÃO DO PREJUÍZO QUE ESTÃO DANDO AO NOSSO "LINDO, PERFEITO E ABENÇOADO PARÁ".
A falta de: respeito, honestidade e gratidão dessas pessoas para com agente é tão grande que ELES já se consideram “DONOS DE MAIS DA METADE DO NOSSO PARÁ”, no SUL por exemplo, além de estarmos sendo chamados de"ÍNDIOS BURROS", ESTAMOS SENDO MOTIVO DE CHACOTAS EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO NA REDE GLOBO COMO OS "CARAS DE PAU” (QUANDO FALAM QUE AGENTE FALA C/ SOTAQUE GAÚCHO, pois eles torcem p/ q eles mais precisamente do sul, fiquem com a parte mais rica do nosso estado), "PROGRAMA DO JÔ", ENTRE OUTROS, em suas propagandas até tapa na cara eles já nos deram colocando a vontade deles nas costas dos que apóiam e votarão pela “NÃO DIVISÃO DO NOSSO PARÁ”; AGORA ME DIGA: VOCÊ VAI VOTAR "SIM"OU "NÃO" PELA "DIVISÃO DO PARÁ"? ( 58% TAPAJÓS, 25% CARAJÁS E SÓ 17% P/ O PARÁ. ) e ainda vão nos levar todas as nossas melhores florestas, rios, ouro e nos deixar POBRES. ??##**%%$$""" --- ?? --- ..... Quem levará vantagem com tudo isso???

Rose Pacheco