sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uma Homenagem ao Professor Policial Militar

O educador tem um papel fundamental no processo de transformação da sociedade. É necessário acreditar na educação, mesmo diante de tantos fatos que nos fazem muitas vezes esmorecer, mesmo assim, devemos esperar  que ela, fortalecida, pode  transformar a sociedade em que estamos  inseridos, e acreditar que sem ela nenhuma transformação profunda  pode se tornar  realidade.
É preciso confiar nas mudanças, nós Educadores precisamos nos engajar social e politicamente, tendo como objetivo a transformação da educação, Para isso, antes de tudo necessitamos conhecer a sociedade em que vivemos, e o nível social, econômico e cultural de nossos alunos.  Sendo assim, não podemos mais agir de forma neutra nessa sociedade de conflitos, não podemos nos ausentar apoiados apenas nos conteúdos, métodos e técnicas que nos foram ensinados na academia, não podemos mais ser omissos a essa situação, pois os alunos pedem e necessitam de uma transformação estrutural, transformação essa que é almejada para uma sociedade mais justa, com menos desigualdades, onde todos tenham voz e vez, só será possível a partir do momento que se evidenciem os conflitos, não tentando escondê-los ou minimizá-los, mas sim buscando a resolução e superação.
 É assim a vida do professor, todos os dias uma tarefa diferente, planos de aula, diários de classe a preencher, provas a corrigir, noites mal dormidas Resolução de problemas em classe, que muitas vezes foge de sua função, passando assim a desempenhar outro papel, o papel de amigo companheiro e porque não características paternalistas? Os alunos são elementos importantes e capazes de opinar a respeito de seus mestres. São eles, e posso dizer, aqui nós enquanto alunos CFSD, que podemos dar informações reais e fiéis a respeito das práticas cotidianas dos nossos  professores ( instrutores), pois as vivenciamos concretamente, com base nisso em nome do 3º PEL agradeço a cada oficial, e praça que tem nos ensinado através de suas experiências e vivências como sermos bons policiais, obrigada pela paciência e dedicação dada a cada um de nós, pois sabemos que apesar das pressões, e puxadas de orelhas os senhores, na função aqui de educadores, só querem formar bons policiais capazes de desempenhar um excelente papel diante da nossa sociedade. Feliz dia dos professores

* Texto escrito pela Aluna CFSD Erika Pantoja Carneiro da Silva e lido hoje para o Curso de Formação de Soldados no CFAP.

Um comentário:

Fernanda Karen disse...

Muito bom, ^^. Parabéns a aluna.
A educação é a única solução concreta para a sociedade no geral. E, os professores tem um papel importantíssimo a desempenhar. Parabéns a eles, e boa sorte nessa caminhada árdua.